Regras do judô


Muitos esportes estão ficando cada vez mais conhecidos, sendo que um que vem tendo muito mais possibilidade de fazer um grande sucesso são os que envolvem as artes marciais e que trazem um maior contato físico, sendo um grande exemplo o judô. Essa arte marcial foi criada no ano de 1882por um professor de educação física do Japão chamado Jigoro Kano, sendo que é uma arte marcial que tem como o maior objetivo a defesa pessoal e que ajuda a desenvolver a mente e o espírito, e ajuda a manter o corpo em um bom estado físico.


Para que tenha uma noção as lutas masculinas duram cinco minutos e as femininas quatro minutos. Já no que se trata de pontuação podemos dividir a mesma em quatro tipos diferentes, sendo o Ippon, Wazari, Yuko e Koka, sendo que o objetivo do lutador é marcar o Ippon que é a maior pontuação e a partir do momento que ele estiver marcado a luta se da por encerrada, porem o adversário tem que ficar imobilizado com os braços e costas por um tempo de 30 segundos.

Roupa de Jodô ou Kimono

Já no que se trata de outras regras podemos encontrar a saudação em pé e obrigatória (Ritsu-rei) que acontece no inicio e no fim da luta, outra coisa é ter sempre respeito pelos superiores e também aos seus colegas de luta, a higene pessoal e do kimono é muito importante, o lutador deve sempre manter as suas unhas curtas e também não usar de técnicas proibidas que são chamadas de kinshi waza. Quando se trata de penalidade o lutador não pode acertar de forma alguma o rosto de seus adversários ou até mesmo efetuar algum golpe que lesione a o pescoço e as vértebras, sendo que quem cometer este tipo de infração pode ser penalizado e até mesmo ser desclassificado da partida.

Posição de golpes no Judô

Os judocas também são classificados por faixas, sendo que para ter uma hierarquia elas vem separadas por cores, que também serve para mostrar o nível da técnica que cada um possui, e que pode ser das menores para as maiores, tendo a ordem das cores entre: branca, cinza (Shitikyu), azul (Rokyu), amarela (Gokyu), laranja (Yonkyu), verde (Sankyu), roxa (Nikyu), Marrom (Ikyu) e preta.